domingo, 5 de fevereiro de 2012

o mundo


nesse momento, encontramos hermafrodito, filho de hermes e
afrodite. numa  das versões mitológicas, hermafrodito nasceu com
os dois sexos. certa vez, encontrava-se às margens de um belíssimo
lago e não conseguiu resistir à tentação de mergulhar naquelas águas
límpidas para banhar-se. a ninga sálmacis, que governava o lago, tão
logo o viu apaixonou-se por sua beleza. declarou-se imediatamente e o
jovem tímido tentou por todos os meios repelir a ninfa. sálmacis abraçou-o
e cobriou-o de beijos, enquanto hermafrodito tentava resistir. resistiu tanto
que a ninfa em desespero, suplicou aos deuses: oh, deuses! não permitam
que nada no mundo nos separa!, e imediatamente os dois corpos foram
unidos tornando-se um só.
a nível psicológico, hermafrodito é a imagem da experiência de sermos
inteiros, completos, masculino e feminino representam muito mais do que
simples identificações dos órgãos genitais. são as grandes polaridades que
circundam todos os opostos na vida. o ser bissexual, que nasceu numa
versão mitológica e se realizou em outra, é o símbolo da integração em
potencial dos opostos dentro de uma só personalidade. a partir do instante
em que hermafrodito nasce, o potencial de integração está inerente em cada
um de nós. as qualidades do cuidado maternal e do código de ética paternal,
da intuição e da expressão física, da mente e do sentimento, do relacionamento e
da solicitude, do conflito e da harmonia, do espírito e da matéria, todos estes opostos
que continuamente lutam dentro de nós e que, justamente por causa dessa grande
batalha, conseguem aperfeiçoar nossa personalidade, estão contidos na carta
do mundo, unidos, convivendo harmonicamente dentro do grande círculo da
serpente que simboliza a vida eterna.
a nível divinatório, implica num período de realizações e de totalização. é o
momento do sucesso, da finalização positiva de um processo ou de uma
questão: o instante de alcançarmos um objetivo, de atingirmos um ideal pelo
qual lutamos durante muito tempo. entretanto, o apogeu, o ápice é apenas o
vislumbre de algo vago e misterioso que está para surgir e assim, hermafrodito
dançando, torna-se o feto que finalmente emergirá da gruta, tal como o louco.
dessa maneira, o círculo tal qual a serpente do mundo, se completará.

2 comentários:

Luiz Eduardo disse...

Entendi sua tirada de cartas. Eu não ando conseguindo ver para mim, já faz algum tempo ( tbem leio - ahá!! descobriu..). Mas de fato, em dez qdo li ultima vez pra mim, saiu uma mudança muito gde na minha vida, quase q uma virada de vez e q mexeria com meu coração. Achei ser a paixao por alex ( não era, pq paixao passa e ja passou ), então meu pai se foi. Mas eu tinha visto DUAS perdas gdes, e achei ser o sentimento de perda q ficou. E agora minha mãe.. Mas de fato, agora, é andar c/ meus pés sozinho. É renascer e to me sentindo igual semente no inverno: quieta, esperando a época certa p/ nascer de novo..
Obrigado minha querida. Bençãos dos Deuses..
Eduardo Hurst

Maria disse...

você está fazendo grandes limpezas.
na carta xamã(que postei no couraça) trouxe exatamente o que você falou quase a semana inteira: equilíbrio.
e também trouxe os teus lembrares(jornadas percorridas com outros mocassins), e não interessa se de avião, terra, carro, viagem, pensamentos. é talvez você nem precise de cartas.
e acreditar em você, eu sei que você acredita.
obrigado a você também, a vida sempre é uma troca, aprendo muito contigo.
hoje vou te deixar uma benção de uma deusa.
maria