sábado, 2 de junho de 2012

Autopercepção e não autoconsciência


A autoconsciência é uma doença, enquanto a autopercepção é saúde. Qual é a diferença? As palavras aparentemente querem dizer a mesma coisa. Podem até significar a mesma coisa, mas, quando as uso, são diferentes.
Quando falo em autoconsciência, a ênfase está no eu. Quando falo em autopercepção, estou falando de percepção. Se quiser, você pode usar a mesma palavra, autoconsciência, para as duas coisas. Se a ênfase for na consciência, será saudável. É uma diferença muito sutil, mas muito importante.
A autoconsciência é uma doença porque ela significa que você está permanentemente consciente do seu eu. Você fica pensando: como as pessoas estão se sentindo a meu respeito?, como estão me julgando?, qual será a opinião delas: será que gostam de mim ou não, será que me aceitam ou me rejeitam, será que me amam ou me odeiam?.
Você está sempre concentrado no mim, no eu, o centro é sempre o ego. Isso é uma doença, o ego é a pior doença que existe.
Contudo, se você mudar o foco, se deslocar a ênfase do ego para a consciência, não se preocupará se as pessoas o aceitam ou o rejeitam.  O que dizem ou pensam de você não lhe diz respeito, é problema delas, elas devem decidir por conta própria. Você só tenta estar alerta em todas as ocasiões.
                                                     
Osho

2 comentários:

Luiz Eduardo disse...

Concordo querida....
um bj, abraço e uma saudade.
#
Eduardo

Maria disse...

amado do meu coração,
também estou com saudade.
mas, sempre estou aí.
beijo
maria