quarta-feira, 21 de novembro de 2012

a lenda indígena




 na tribo dos maués, vivia um lindo casal que, um dia, resolveu pedir ao deus Tupã a benção de um primogênito. a vontade dos enamorados foi realizada: em pouco tempo, nasceu um lindo menino que virou o orgulho de todos. o demônio jurupari, um espírito do mal, ficou incomodado com toda a alegria dos maués e se travestiu de cobra peçonhenta para, num momento de distração, matar o guri. em meio ao desespero da tribo, a mãe da criança recebeu um recado de Tupã: eles deveriam retirar os olhos do pequeno e enterrá-los em terra boa. passado algum tempo, no local onde estavam as córneas brotou o primeiro guaranazeiro. seu fruto era idêntico aos olhos do garoto protegido. a tribo viveu feliz e o guaraná deu força aos jovens e vigor aos velhos.

 vida longa ao guaraná
nome cientifico: paullinia cupana
origem: floresta amazônica
parte utilizada: semente
encontrado: em cápsulas e em pó


  
o agricultor milton martins acorda cedo. com uma disposição de dar inveja e uma alegria contagiante, já está de pé às 4 da madrugada para começar mais um dia de sua vida. nascido e criado no município amazonense de maués, a 267 quilômetros de manaus, martins tem uma relação bem próxima com o guaraná, fruto abundante na região. "tomo o guaraná todos os dias por volta das 5 da manhã", relata.
ele explica que uma colher de café do pó misturada com água já é mais do que suficiente. "eu só tomo café da manhã às 9hs. e sem fome", diz. depois de tanto trabalho na roça, seria natural que o aposentando aproveitasse o tempo livre para descansar. ledo engano. "quando cheguei aos 60, comecei a fazer natação e atletismo, o que me dá prazer e ânimo", conta. depois de iniciar a bateria de exercícios, não parou mais e, mesmo com o avançar das primaveras, nunca deixou de sacudir o esqueleto. detalhe importante: ele tem 84 anos e sempre manteve o colesterol, a pressão, os triglicérides e o peso em ordem.




as seis maravilhas do guaraná
as pesquisas realizadas pelos quatro cantos do globo listam os diversos poderes da fruta amazônica.
antioxidante
o guaraná é rico em uma substância conhecida como catequina, responsável por impedir o trabalho nefasto dos radicais livres, pequenos vilões que destroem as células do corpo e aceleram o envelhecimento.

energético
é carregado de cafeína e teobromina, estimulantes natos. esses dois elementos favorecem um estado de alerta e aumentam a energia, o que intensifica a resistência física e mental.

combate a obesidade
o consumo do guaraná aumenta o gasto calórico diário. ele ainda diminui o apetite por manter estáveis os níveis de glicose no sangue.

dilata os vasos
teobromina, teofilina e cafeína expandem os tubos sanguíneos, o que ajuda no suprimento de oxigênio e nutrientes para todo o corpo. com isso, a pressão fica nos eixos.

previne o câncer
o guaraná freia tumores e impede sua proliferação.

afrodisíaco
por expandir o calibre dos vasos, mais sangue chega à região genital, facilitando a ereção. a quantidade e a qualidade do sêmen também aumentam, o que garante uma vida sexual ativa por muito mais tempo.



importante: sempre escute o seu corpo. o que faz bem pra mim não significa necessariamente que fará bem a você.

2 comentários:

Ignacio Santana disse...

Precioso reportaje con muy buenas fotografías...esa fruta es impresionante!!!

Un abrazo, María!!! ;)

Maria disse...

também acho Ignacio, se bem que sempre devemos ter cuidado, o nosso corpo fala e sempre dirá o que é melhor pra nós, é só prestar atenção.
um abraço pra você também.
maria