segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Valor das Emoções



Para começar, por que nós temos emoções? Muitos de nós experienciamos as emoções como distúrbios, algo fora de controle. Mas elas não são simplesmente uma pedra em nosso sapato. Elas são reações naturais de energia àquilo que experimentamos por meio dos nossos sentidos. Elas são mensagens vitais da nossa Alma, do nosso ser superior, para a nossa personalidade ou para o nosso corpo.
Observe que muitos livros espirituais do Ocidente usam os termos Alma e Espírito como se fossem uma única e mesma coisa. Contudo, no taoismo e em alguns outros textos esotéricos, a Alma é a intermediária entre a personalidade ou o corpo e o Espírito.
O professor espiritualista britânico Ronald Beesley esclarece a diferença entre Alma e Espírito. "O Espírito é de Deus{Tao}. O objetivo da Alma é elevar nossa consciência ao nível do Espírito. A Alma é a parte ativa do nosso ser. Ela busca descobrir nossos medos e nossas inibições e faz com que nós os enfrentemos. Nossa Alma é um pai amoroso e um mestre sábio."¹
Todas as emoções são a matéria-prima da vida humana, e elas funcionam como um sistema de orientação para as nossas decisões e ações. Elas constituem a matéria-prima para a música, a pintura, o desenho, a escultura, o teatro, o cinema, a dança, a poesia e a ficção. Nossas emoções são tesouros espirituais.
Quais são as mensagens das emoções positivas? As emoções yin e mais suaves da tranquilidade, da bondade, da estima, da amabilidade e da ternura nos informam que estamos em harmonia com o nosso eu superior e, portanto, com o Tao. As emoções yang e excitantes da impetuosidade, do entusiasmo, do prazer, da felicidade, do êxtase e da bem-aventurança nos informam que estamos progredindo esplendidamente, também em harmonia com o Tao.

Emoções negativas: Catalisadores do crescimento
Ora, por que temos emoções negativas, dolorosas em vez de apenas emoções positivas, prazerosas? A dor física é um sinal de angústia de que alguma parte do nosso corpo precisa de ajuda. Da mesma forma, a dor emocional também é um sinal de angústia de algum aspecto da nossa vida precisa de ajuda. A palavra emoção vem do latim emovere, que significa ir para fora, mudar. Desespero, preocupação, fúria, ciúme e terror são mestres admiráveis, que nos motivam e incentivam a ir para fora, a mudar no sentido da felicidade, da alegria e da coragem.
A tragédia da vida moderna é que tantos de nós não nos permitimos sentir a dor natural, e aprender as lições, das emoções turbulentas. Desperdiçamos nosso tempo precioso, paralisados pelo medo, pela recusa e pela repressão. Nós nos automedicamos com comida, álcool, drogas lícitas e ilícitas, brinquedos eletrônicos, diversão, sexo, excesso de trabalho e com a mídia. Nosso corpo paga o preço em desconforto, mau funcionamento e doença. Nossa mente paga o preço em separação e alienação do nosso verdadeiro ser. Como diz Eckhart Tolle: "Todo vício surge de uma recusa inconsciente de encarar e passar por nosso próprio sofrimento... Estamos usando algo ou alguém para encobrir nosso sofrimento".²

 
1. Ronald P. Beesley, Esoteric Christianity (Kent, Inglaterra White Lodig Publications, 1975), pp. 36-40. Essa é uma paráfrase aproximada do que diz Beesley.
2. Eckhart Tolle, The Power of Now: A Guide to Spiritual Enlightenment(Novato, CA: New World Library, 1997), p.127.
O Tao da Sabedoria Emocional - Mantak Chia e Dena Saxer

Nenhum comentário: