terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A Jornada é o Destino


Na confusão do dia-a-dia, estamos sempre buscando algo ou olhando para trás. Raramente vivemos o aqui e agora, mas esse é o verdadeiro desafio. Nossa tendência é ver a vida como uma progressão em linha reta, unidirecional, e isso acaba conosco. Não importa o que enfrentamos aqui e agora, nossa tendência é olhar para isso como um passo em direção a algo além.
A história sobre um jovem japonês que queria aprender artes marciais ilustra bem isso. Tetsuro era muito baixo para sua idade e sofria com as brincadeiras de mau gosto dos outros meninos.
Um dia, ele decidiu aprender em artes marciais para se proteger e descobriu que havia um sansei que vivia próximo às montanhas.
Tetsuro foi ao encontro do sansei para se tornar um grande guerreiro. Após alguns dias de viagem, ele chegou ao Dojo, cumprimentou o sansei e disse que queria participar. O sansei ficou muito contente, e Tetsuro estava muito entusiasmado.
- Daqui a quanto tempo serei faixa preta? - ele perguntou.
- Dez anos - respondeu o sansei.
Tetsuro ficou muito triste, pois não queria esperar tanto tempo assim.
- E se eu me esforçar o dobro do que os outros meninos, quanto tempo vai demorar?
- Vinte anos - respondeu o sansei.
Tetsuro ficou confuso.
- E se eu me esforçar o dobro, ficar acordado até tarde e treinar à noite, quanto tempo vai demorar?
- Trinta anos.
Tetsuro não estava entendendo nada.
- Por que quanto mais eu me esforçar, mais tempo vai demorar?
O sansei olhou para ele pensativo e disse:
- Porque, se um de seus olhos estiver concentrado no destino, apenas um deles estará concentrado na jornada.
Precisamos manter nosso destino em mente para que possamos estar totalmente no presente e usar totalmente nosso poder no presente. Só assim veremos as possibilidades que irão surgir no caminho.

A.C.Ping

Nenhum comentário: