terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Saber comer


Quanto mais um alimento é indigesto, mais o corpo deve trabalhar para digeri-lo; assim, se ingerimos qualquer alimento, devemos esperar que ele esteja suficientemente digerido para poder ingerir outros alimentos, pois de outra forma sobrecarregamos o bom funcionamento do estômago.
O homem geralmente não observa o jejum prescrito pela natureza, como, por exemplo, onde o inverno é rigoroso, hábitos alimentares completamente errados são adotados porque se esqueceu de observar a natureza. No frio a digestão se torna mais difícil, portanto deve-se comer menos seguindo o exemplo, da maioria dos animais selvagens, entre os quais o urso que simplesmente não se alimenta no inverno, pois permanece “hibernando”; no entanto, a opinião popular aconselha comer muito no inverno, especialmente comidas gordurosas, pois é comum as pessoas pensarem que esses alimentos são melhores para suportar os rigores do inverno. Isso é um erro, pois assim se introduz no corpo uma quantidade considerável de substâncias que são semi-digeridas, e não oferecem ao organismo condições de aproveitá-las de imediato pelo processo da assimilação e acabam sendo depositadas primeiramente no baixo ventre e junto com elas estarão instalados todos os germes das doenças que aparecem quando a primavera chegar.
As refeições devem ser ingeridas com calma, num ambiente tranquilo e arejado; infelizmente, nos nossos dias raramente observamos essa regra, de modo que quase não prestamos atenção ao alimento que ingerimos e, como não podia deixar de acontecer, aos poucos somos acometidos de problemas gástricos.

Richard Lewis

Nenhum comentário: