Como desenvolver essa atitude persistente e inquebrantável? Bem, nunca fale em derrota, pois falando corre-se o risco de acabar aceitando a ideia. Certa ocasião, quando eu próprio enfrentava tempos difíceis, um homem da costa oeste, que eu não conhecia, chamou-me ao telefone. Tudo quanto me disse foi apenas isto: "Não se preocupe e não desista. Cuidarei de dizer a Boa Palavra por você." Antes que me fosse possível perguntar que coisa ele entendia por Boa Palavra, o homem desligou. Continuo sem saber o que ele pretendeu dizer-me. Mas, subitamente, dei-me conta de que não andava dizendo coisas certas, usando palavras boas e esperançosas. Eu andava falando negativamente. E, assim fazendo, estava resvalando para uma atitude derrotista e, consequentemente, para a derrota. De maneira que entrei a dizer palavras boas, palavras como esperança... crença...fé...vitória. E comecei a usar esta poderosa afirmação: querer é poder. Comecei a agir, a pensar e a trabalhar nessa base. Tente fazer o mesmo, e toda a sua personalidade começará a tender para coisas boas, e a alcançá-las também.
Phyllis Simolke abordou num artigo esse conceito de boa-palavra, mostrando como é perigoso o uso de palavras negativas. E sugeriu, por exemplo, que se tome em consideração as palavras mas e já.
Mas: denota fracasso, derrota, demora. Em contra-partida, já: faz renascer esperanças. Trate de mexer-se; cuide, desde já, de perseguir implacavelmente, os seus objetivos, até que todos os seus problemas estejam resolvidos e todas as suas dificuldades superadas.
Phyllis também chamou a atenção para as palavras perder e vencer. Quando tudo na vida parece perdido de dificuldades, perdido de arrependimento, perdido de ineficiência, o aconselhável é substituir essa expressão por outra: vencer. Vença cada um dos problemas que se apresentem. Por essa forma, você deixará de estar perdidamente desesperançado e batido e se tornará produtivo e criativo, cuidando de vencer vigorosamente todo e qualquer desafio que lhe surja no caminho. Troque o mas pela já e o perder pelo vencer.
Mude sua forma de pensar e comece a encarar os problemas de forma positiva e construtiva. e lembre-se do princípio da persistência: sempre é cedo para desistir.
Na verdade, suas possibilidades de chegar até onde pretende, na vida, não raro dependem de sua forma de reagir diante dos reveses. Você desiste ou continua tentando? Apenas isso. E aquilo que você decide, decide também o seu futuro.
Norman Vincent Peale