segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A terapia das cores



É usada para: Estabelecer equilíbrio e harmonia; Acalmar e sustentar;
Sarar e restaurar; Criar o estado de saúde.
Baseada nas sete cores do espectro solar e suas vibrações magnéticas é usada nos tratamentos das doenças e disfunções psíquicas, emocionais e espirituais.
Não se trata de uma medicina corretiva, mas ativadora.
A cura está sujeita a três condições: o carma, o estado da matéria e o merecimento.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Intelectualidade e inteligência

 
Osho e todos os mestres espirituais defendem a necessidade de desenvolver a inteligência, mas também todos são contra a intelectualidade. Evidentemente, existe uma diferença entre ser inteligente e ser intelectual. É possível ser um grande intelectual com grandes conhecimentos sobre diversas disciplinas, mas não ter as faculdades necessárias para resolver um problema estrito que requeira um grande desenvolvimento de inteligência. Em muitas ocasiões, o intelectual é um simples memorião.
Inteligência é uma faculdade que é definida como a capacidade de adaptação a situações novas em virtude da possibilidade de se informar sobre o meio, de aprender com ele, assim como a capacidade de utilizar e relacionar símbolos abstratos. A inteligência é uma compreensão, um conhecimento, um ato de entender, interpretar e resolver com eficácia um problema complexo.
O intelectualismo é uma faculdade discursiva que se opõe ao vitalismo, ao intuicionismo e às filosofias de ação. O intelectual possui grande entendimento sobre o cultivo das ciências ou das letras. No entanto, não tem a faculdade de chegar a raciocínios mais inteligentes.
É possível citar como exemplo o intelectual que se encontra com um pastor inculto na montanha. Pode ser que o pastor não conheça os grandes filósofos, nem os grandes cientistas, mas é suficientemente inteligente para resolver um problema de sobrevivência que o intelectual seria incapaz de superar. A inteligência tem a função de fazer com que procuremos nos sair bem das situações difíceis nas quais podemos estar. Portanto, é uma capacidade inata.
Para muitos mestres espirituais, um cientista não deve ser um intelectual, e sim um ser inteligente que imagine e resolva problemas usando seu intelecto e sua intuição. A informação por si mesma não é nada se não sabemos utilizá-la.
 
Jorge Blaschke - Além do Osho
Imagem Internet www.austin-thomas.co.uk

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Silêncio


 
“Vivemos um paradoxo. Ao consumir a avalanche de informações a que somos submetidos, nos tornamos mais vazios. Vamos perdendo a capacidade de discernir o que queremos e o que não queremos deixar entrar na privacidade mental. O ruído provocado pelo excesso de informação esconde o chamado da alma. Se queremos realmente nos preencher, precisamos inserir momentos de silêncio em nossa agenda. Apreciar o silêncio é apreciar a si. Distanciar-se do silêncio é distanciar-se de si”.
 
Brahma Kumaris

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Quando as coisas não dão certo


Preciso confessar uma coisa: nem sempre tudo acontece como queremos. Sei que é difícil acreditar nisso, mas é verdade. Em qualquer situação, você precisa ter um plano para lidar com as coisas quando elas não aconteceram do modo como você queria.
Se você fizer algo diferente do que fazia e isso não der certo, a primeira coisa que vai acontecer será o retorno ao passado. Imediatamente, você vai pensar que não deveria ter feito aquilo, nem mesmo tentando; vai achar que foi tolo em acreditar que poderia fazer aquilo logo de cara e que deveria ter ouvido as pessoas que disseram que você não conseguiria...
Pare!
Você precisa analisar qual parte disso tudo é história e qual parte é fato. Embora a tendência seja misturar tudo, há uma diferença. Os fatos não podem ser discutidos, ou eles são ou não são. Simples, sem debate. A história é todo o restante, todas as opiniões sobre quem estava certo ou errado, quem sabia que você não deveria ter feito aquilo, quem avisou... Tenha isso em mente, escreva e coloque em prática. Quais são os fatos? O que realmente aconteceu? O que você quer?
Veja este exemplo: Matt, um jovem americano amigo meu, é ceramista. Ele estava trabalhando nos EUA quando ouviu falar sobre uma nova cerâmica nas montanhas da África do Sul. Entrou em contato com a dona do lugar e, depois de um tempo, conseguiu convencê-la a deixar que ele ficasse lá por seis meses. Ele fez as malas e foi, esperando encontrar uma grande e moderna construção, bem como um apartamento só para ele.
Ao chegar lá, descobriu que a cerâmica era um velho haras com equipamento antigo. O apartamento era o último estábulo do local, com uma parede separando o quarto da cozinha e um pequeno banheiro do lado de fora.
A roda que ele recebeu para fazer a cerâmica não estava bem balanceada; sempre que ele tentava fazer um pote, ficava torto. O apartamento tinha alguns "buracos" para ventilação, o que era ótimo para manter o ar fresco, mas os insetos sempre entravam; além disso, água quente era algo inexistente. Após alguns dias, ele estava num estado deplorável,  dizendo a todos que se interessavam em ouvir como era horrível a situação em que se encontrava.
Por fim, analisamos juntos a forma como ele vinha observando o passado/presente/futuro e imediatamente ele percebeu o que estava acontecendo. Ele tinha uma longa história para contar, mas os fatos eram simples: a cerâmica não era boa, não havia água quente e o apartamento ficava cheio de insetos.
Aos poucos, Matt foi adquirindo objetividade. em vez de ser guiado somente pelas emoções e simplesmente reagir à situação em que se encontrava, ele se perguntou: "O que eu quero?" Ele sabia que queria passar algum tempo vivendo e trabalhando em outro lugar para que pudesse crescer como pessoa e desenvolver suas habilidades. Sua visão era bem clara. A próxima pergunta  que fiz foi:
- Você ainda está comprometido com sua visão?
- Sim!
Ele se reergueu e mandou embora a preocupação. Estava pronto para agir.
- E agora? - perguntei.
Ele se levantou e, caminhando em direção à cerâmica, falou:
- Vou consertar a roda, arrumar alguém para ver a questão da água quente, fechar os buracos no apartamento e ir em frente.
Todos nós desmoronamos de vez em quando e, se há uma habilidade na vida que todos nós precisamos desenvolver é levantar a cabeça, sacudir a poeira e dar a volta por cima.
 
A.C. Ping - Não Viva Pela Metade

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Labirinto


Como fazer com aquelas partes ocultas dos nossos comandos
inconscientes que nos perturbam, que desconhecemos e que desejamos mudar? Como descobrir o labirinto do nosso computador pessoal, da nossa memória neural, da nossa memória celular? Essa é a questão. Como o nosso cérebro pesquisa para nos dar as melhores decisões para vivermos mais e melhor, é uma das mais fascinantes descobertas que podemos fazer e que nos dá acesso a um mundo que era reservado aos gênios.
Somos gênios! Pertencemos a um universo abundante em saúde, felicidade e em recursos de todos os tipos. Podemos dispor deles; gratuitamente. Estão no nosso inconsciente. A descoberta desse tesouro, dessa realização em qualquer nível, é fácil. A linguagem, as percepções que nos levam a navegar com destreza e precisão nessa riqueza, vem da neurolingüistica e da física quântica. A psicobiologia e a psicologia transpessoal são o seu espaço sideral, o seu universo.

Leonel Karam e Sandra Karam - Neurolingüistica

sábado, 9 de novembro de 2013

Não fique parado



À beira do precipício do futuro, tendemos a parar de agir e começar a analisar os fatos. No entanto, volte ao seu conselheiro confiável: a morte. Se não for agora, quando será então? Lembre-se de que nada é mais poderoso do que uma pessoa que age como se este fosse o seu último dia na Terra.
Assim que tiver um plano de ação, execute-o. Você não conhecerá o futuro e não entenderá o verdadeiro significado do que está acontecendo agora até que seja tarde demais. Seja qual foi a decisão tomada, tome-a 100%. Não viva pela metade.
O medo nunca ataca tão forte quanto o arrependimento.
A preocupação é uma emoção sem sentido, pois somos levados por algo que ainda não aconteceu. Isso faz com que nos seguremos desesperadamente ao presente, prejudicando-o também. O que for ocorrer no futuro, irá ocorrer no futuro apenas. A única oportunidade que você tem está no agora, bem na sua frente.
Sei que é fácil falar "não se preocupe", mas geralmente é muito mais difícil realizar isso. Se você está sempre preocupado com algo e gostaria de ser diferente, precisa fazer algumas mudanças na sua mente. O que criou essa preocupação constante?
Se você descobrir a resposta, suas chances de fazer algo a respeito são grandes. Talvez seja apenas uma questão de aprender a não se preocupar e decidir ser diferente; talvez você precise agir de alguma forma específica para acabar com esse comportamento. De qualquer modo, você precisa determinar como quer ser e começar a agir de acordo com essa visão.

A. C. Ping - Não Viva pela Metade

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ter acesso ao verdadeiro amor


 A honestidade total com nós mesmos e a nossa inteira aceitação constituem a chave que nos abre o caminho para o verdadeiro amor, para o amor a si mesmo e aos outros. Com efeito, como poderíamos aprender a amar incondicionalmente aos outros, sem cegueira, sem indulgência e sem dependência, se não aprendermos a amar a nós mesmos com objetividade e compaixão?
Texto Thierry Janssen
Imagem Internet - Rodney Boles

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Escutar é mecânico:


Escutar é mecânico: qualquer animal que possua ouvidos consegue escutar. Ouvir e compreender, contudo, significa que, enquanto você está escutando, toda sua atenção estará centrada nisso. Aquilo que for dito chegará até você. Sua mente não deve interferir: ouça sem interpretar, sem preconceitos, sem interferência de outras coisas que estejam, nesse momento, passando dentro de você, pois tudo isso é distorção.
No cotidiano, você precisa apenas escutar, sem fazer mais nada, porque as coisas que escuta dizem respeito a objetos comuns. Se eu disser algo sobre a casa, a porta, a árvore, não é preciso ouvir com atenção, estou falando sobre objetos comuns. Mas é preciso prestar atenção quando se fala sobre algo como meditação, pois ela não é um objeto, e sim um estado subjetivo.
Você terá que estar alerta e atento para que alguma coisa possa chegar até você. Mesmo que seja apenas uma pequena compreensão, já será suficiente. Se essa compreensão for parar no lugar certo, no coração, crescerá por conta própria.
Osho - Aprendendo a silenciar a mente

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Valor da Persistência


O ato de persistir é uma das condições da vitória. Muitas vezes, a vida mede a nossa fé opondo-nos resistência. Os obstáculos fazem parte da nossa caminhada e render-se a eles demonstra fraqueza.
Não há, na história da Humanidade, um grande homem sequer que não tenha tido uma fé inquebrantável. Somente por meio da persistência e do bom ânimo conseguimos tornar realidade nossos mais ousados sonhos.
Quando se tem a certeza interior de que estamos no caminho certo, nada, nem ninguém, pode ser mais forte que nós mesmos. Possuímos uma força poderosa, capaz de perseverar e conseguir tudo, bastando acreditar firmemente que, mesmo difícil, jamais será impossível.
Aliás, "o impossível é o possível que nunca foi tentado".
Chega quem caminha.
Então caminhe com determinação, jamais duvidando da sua capacidade de vencer. Você pode se acredita que pode.
Todos nós, quando bem intencionados, somos merecedores de uma Vida Nova. E, para tanto, necessário se faz uma ação contínua e persistente no sentido de tornar nossa vida mais próspera e feliz.
Sem esforço não existe vitória.
Persista hoje e sempre.
Persista mais e muito.
E lembre-se. "Um mundo melhor começa em você".
 
Olavinho Drummond - Vida Positiva

domingo, 3 de novembro de 2013

Você é maior do que o seu corpo,


 
maior do que a sua mente.
Você é um maravilhoso ser de luz e amor,
imortal e eterno.
Você é maior do que seus medos,
do que sua ansiedade,
seus rancores e preocupações.
Você é maior até mesmo do que
o seu sofrimento.

Brian Weiss - Mensagens dos Mestres

sábado, 2 de novembro de 2013

O nosso caminho é interior.




Este é o caminho mais difícil, a viagem mais dolorosa. Somos responsáveis por nosso próprio aprendizado.
Esta responsabilidade não pode ser colocada nos ombros de outra pessoa, de algum guru.
O reino de Deus está dentro de nós.


Brian Weiss - Mensagens dos Mestres