segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cada uma das coisas


que lhe mostrei era apenas um instrumento para convencê-lo de que há mais coisas do que o olho pode perceber. Não necessitamos de ninguém para nos ensinar feitiçaria, porque de fato não há nada a aprender. O que necessitamos é de um professor para nos convencer de que há poder incalculável ao alcance de nossos dedos. Que paradoxo estranho! Cada guerreiro na trilha do conhecimento pensa, num momento ou outro, que está aprendendo feitiçaria, mas tudo o que está fazendo é permitir a si mesmo ser convencido do poder oculto em seu ser, e que pode alcançá-lo.

Carlos Castaneda

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Lembre-se sempre,


o que quer que seja que eu fale para você, você pode entender de duas maneiras. Você pode simplesmente aceitar isso pela minha autoridade: ‘Osho disse isso, então deve ser verdade’ – então você irá sofrer,  você não vai crescer. O que quer que eu diga, escute, tente entender, experimente na sua vida, veja como funciona e então chegue as suas próprias conclusões. Elas podem ser as mesmas, elas podem não ser as mesmas. Na verdade, elas não podem nunca ser exatamente as mesmas, porque você tem uma personalidade diferente, uma forma única de ser. O que quer que eu esteja dizendo é meu próprio entendimento ujeito a estar enraizado em mim de uma maneira profunda. Você pode chegar a conclusões semelhantes, mas elas não deverão ser exatamente as mesmas minhas. Então as minhas conclusões não serão as suas conclusões. Você deve tentar me entender, você deve tentar aprender, mas você não deve ganhar conhecimento através de mim, você não deve receber conclusões de mim. Assim o seu corpo-mente crescerá.

Osho

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Todos têm Fé em alguma coisa


É realmente verdade que todos têm fé em alguma coisa. O ateu tem basicamente fé nas leis da natureza, nos princípios da eletricidade, da química e da física. E você? Em que se concentra sua fé? Deixe que ela se manifeste em tudo aquilo que é bom, na alegre expectativa daquilo que é melhor e na firme crença existente em seu coração de que o Poder Cósmico o ajudará a sair das dificuldades e lhe mostrará o caminho certo. Tenha firme convicção na capacidade curativa de Deus, em que Ele fará com que você se sinta física e mentalmente bem. Uma tal fé o capacitará a superar o medo, a dúvida, a preocupação e os perigos imaginários de qualquer natureza e tipo.
Dr. Joseph Murphy
Imagem Corbis - nuclear medical scan of a normal human heart

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Em sociedades modernas,


a existência social não é mais regulada pelo costume e
pela tradição, e os indivíduos são cada vez mais colocados em competição uns com
os outros. À medida que eles passam a demandar mais da vida, não mais de algo
específico, mas simplesmente mais do que têm em determinado momento, ficam
mais inclinados a sofrer de uma desproporção entre suas aspirações e suas satisfações,
e a insatisfação resultante conduz ao crescimento do impulso suicida.


Émile Durkheim

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Uma circulação boa e farta é o segredo da saúde.


É preciso que o sangue atinja a todas as partes do corpo a fim de carregar os muitos venenos produzidos por todas as células vivas, isto para não mencionar a remoção das próprias células mortas. O homem moderno não se exercita como deveria, e mesmo quando faz exercícios intensos limita-se a movimentos especializados que não alcançam todas as seções e músculos do corpo. É exatamente esta a causa de grande parte das doenças do nosso tempo, agravadas por um consumo excessivo de açúcares e carboidratos.
Não há nada melhor do que uma boa caminhada diária. Tenha as mãos livres e, se possível, caminhe descalço pela areia; a própria natureza se encarregará de massagear todos os reflexos principais dos pés.

Anika Bergson e Vladimir Tuchak

domingo, 14 de setembro de 2014

Os fatores emocionais


Há uma estreita relação entre as atividades emocionais e o funcionamento orgânico. Vamos citar um exemplo bem conhecido: você está bem emocionalmente e participa de um almoço, uma feijoada, que é considerada uma comida "pesada" e tudo corre bem, inclusive a sua digestão... Numa outra situação, se durante o almoço, você tem uma contrariedade, irritabilidade, a comida, por mais leve que seja, se transforma num "boi". Quando estamos irados, o sangue não circula, ele goteja... isso é uma amostra de como o fator emocional está estreitamente ligado ao funcionamento dos órgãos internos.
Quando criança já ouvia: "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece". Só muito mais tarde vim a compreender o ditado.
Sabemos que cada cultura gera enfermidades própria. Somos educados(em muitos casos) para ser aquilo que não somos, ou seja, para reprimir os instintos...
A chamada repressão de instintos faz com que várias disfunções orgânicas se instalem gradativamente, e aí faz-se necessária uma faxina, livrar-se daquilo que incomoda...
Os fatores emocionais são chamados na medicina chinesa de os sete fatores emocionais: a raiva, a alegria, a preocupação, a tristeza, a melancolia, a apreensão e o medo, mas não devemos interpretá-los restritivamente.

José Francisco dos Santos

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

"A felicidade


em si pode ser um trabalho duro e grandioso.
Nenhuma zombaria nesse mundo me soa tão vazia quanto a que diz para cultivar a
felicidade. O que significa esse conselho? A felicidade não é uma batata para ser
plantada em húmus e adubada com esterco. A felicidade é uma glória brilhando à
distância sobre nós vinda do céu. É um orvalho divino que a alma, em algumas de suas
manhãs de verão, voluntariamente deixa cair sobre nós, do florescer do amaranto e dos
frutos dourados do Paraíso. 'Cultivar a felicidade!' Disse eu rapidamente ao médico: 'O senhor cultiva a felicidade? Como consegue fazê-lo?'"
Charlotte Brontë